Casca da banana: adubo orgânico de baixo custo

Artigos, Receitas

O adubo orgânico recebe este nome por ter sua origem vegetal. Ele tem como objetivo melhorar os benefícios para o solo e plantas, através dos nutrientes que pode oferecer.

Para plantas saudáveis e bonitas

Para que as plantas sejam saudáveis, elas pedem por três nutrientes principais, sendo eles o fósforo, nitrogênio e potássio.
O fósforo é quem estimula a formação de raízes, frutos e flores. O nitrogênio é o responsável pelo desenvolvimento e pela cor mais viva e intensa das folhas. Enquanto o potássio é quem deixa as plantas mais resistentes a pragas e doençasfortalecer as raízes.

O adubo orgânico é capaz de atender todas as necessidades do solo e das plantas, principalmente das hortaliças.
Exemplo disso é que na cartilha de cultivo da Embrapa Meio Ambiente é citado que a matéria orgânica serve para manter a terra fofa. Isso facilita a aeração e a infiltração da água.

Apesar de existirem diversos tipos de adubos orgânicos como as cascas de ovos, cinzas de vegetais, café e até de chorume de urtiga, o nosso foco hoje é o que vem das cascas de bananas.

Podendo ser usado em hortas, jardins e vasos de plantas, o adubo de banana possui os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Um dos maiores benefícios em utilizar este tipo de produto é que seus nutrientes permanecem por mais tempo no solo. Eles são absorvidos lentamente o que significa que a planta receberá apenas o necessário e aos poucos.

O adubo orgânico não oferece nenhum tipo de risco para o meio ambiente. Além disso, sua durabilidade é maior que a do adubo químico, que geralmente age de maneira mais rápida e acaba afetando as plantas.adubo orgânico

Como fazer adubo orgânico com cascas de banana

Ingredientes

● 5 cascas de banana
● 1,5L de água
● 1 panela
● 1 garrafa de 1L

Modo de preparo:

– Corte as cascas em banana em pequenos pedaços e adicione na panela com 1L de água;
– Deixe no fogo por 15 minutos. Após esse tempo, deixe a mistura esfriar e coe;
– Adicione 500ml de água fria à água das cascas e guarde na garrafa plástica.

Especialistas indicam sempre utilizar 1 parte de adubo a cada 5 de água.

Adube suas plantinhas 1 vez por semana. Logo você verá a melhora na cor, no crescimento e até mesmo nas pétalas e flores.

 

Quer saber mais sobre os poderes da banana e como usá-los? Acesse já o nosso blog!

Publicado em 19 outubro de 2018