Cuidados essenciais com a alimentação no verão

Alimentação Saudável

Com calor intenso e um sol de “rachar mamona”, o verão é a época do ano que muitos amam por conta do clima. No entanto, também é a estação em que precisamos tomar cuidado redobrado com nossa saúde.
É grande o número de pessoas que acabam abusando em praias e piscinas, ficando expostas ao sol por muito tempo. Esquecendo de se hidratar, acabam com dores, mal estar e prejudicam momentos de diversão e descontração.

Para um verão sem problemas, siga as nossas dicas!

● Use e abuse de frutas e legumes

Sejam eles crus, cozidos, em sucos ou saladas, alimentos como alface, rabanete, melancia, melão, goiaba e banana são ricos em água e nutrientes que irão manter seu organismo hidratado e longe do risco de uma desidratação.
Outra opção são chás e sucos, principalmente gelados, irão ajudar a aliviar o calor interno do seu corpo e ainda hidratar.
Troque alguns itens do seu café da manhã por frutas, principalmente banana, por conta da sua grande quantidade de nutrientes, e observe como terá muito mais energia durante o restante do dia.

verão

● Mude sua alimentação

O clima quente do verão interfere no funcionamento geral do nosso organismo. A alta temperatura enfraquece nossa capacidade de digerir certos alimentos como carnes, queijos, maionese e derivados do leite, então é preciso realizar pequenas alterações em alguns costumes alimentares.
Dê sempre preferência para alimentos menos gordurosos e, se possível, orgânicos e frescos.

● Pratique exercícios

Caso você já tenha o hábito de praticar exercícios diariamente, manter este costume é ideal para que o seu organismo se mantenha em movimento.
Mas se você não tem o costume, cuidado. Antes de mais nada procure um médico e faça alguns exames. Eles irão indicar possíveis restrições do seu corpo e o profissional irá te auxiliar com melhores movimentos para você.

Procure também ingerir alimentos que ofereçam energia e nutrientes para ajudar na prática de exercícios, como a banana.
Por ser muito mais nutritiva do que as outra frutas, ela é considerada a super fruta dos atletas. Isso significa que pode ser incluída em qualquer tipo de cardápio em suas diversas formas, madura, verde, biomassa, farinha, etc. Inclusive, na dieta de pessoas que costumam praticar exercícios, o seu consumo diário é de extrema importância, principalmente pela manhã, pois possui vitaminas A, B1,B2, B6, B12 e potássio, que é o maior combatente de câimbras.

Normalmente o corpo perde uma quantidade significativa de potássio, sódio e cloreto através da transpiração. Isso pode vir a causar desidratação e câimbra. Médicos indicam o consumo de uma unidade da fruta, que já é o suficiente para evitar uma câimbra. Mas como no verão essa perda de nutrientes é maior, procure consumir mais alimentos com propriedades nutritivas semelhantes a banana ou dobre o consumo da fruta.
Durante o verão, procure praticar exercícios pela manhã ou no finzinho da tarde, sempre antes das 9h ou depois das 17h.

● Beba muita água

Provavelmente você está cansado de ouvir ou ler o quanto essa recomendação é importante, mas durante os dias mais quentes, o consumo da água se torna imprescindível para ter um verão agradável.
Isso porque quanto mais quente o clima está, mais o nosso corpo transpira. Dessa maneira, perdemos grandes quantidades de líquidos e sais minerais com o suor. Então, caso não ocorra uma reposição rápida e em boas quantidades dos sais perdidos, o corpo pode entrar em estado de desidratação. Com isso, começam as dores de cabeça, enjoos, febre e fraqueza.

DICA EXTRA

Evite ficar muito tempo em exposição ao ar condicionado. Durante o verão a presença de bactérias e vírus é maior. Isso pode causar rinite ou alergias. Dê preferência por um vaporizador, umidificador ou, ainda melhor, uma panela ou balde com água. Essa é a melhor maneira de deixar o ar mais úmido para evitar problemas respiratórios.

Cuidados que podem evitar problemas respiratórios e desidratações no seu organismo são práticas que podem ser aderidas em todas as estações do ano, porém no verão o cuidado precisa ser redobrado.

Confira aqui mais dicas da TropSabor!

Publicado em 06 dezembro de 2018