Alimentos que vão te acalmar de forma natural

Alimentação Saudável

Alimentos que combatem a ansiedade

Emoção normal dos sentidos humanos, a ansiedade é natural diante de problemas do nosso cotidiano. Porém, o distúrbio da ansiedade é um pouco mais preocupante, pelo fato do sentimento ser mais intenso do que o normal.
Considerada o mal dos tempos atuais, o distúrbio de ansiedade é quando a pessoa sente preocupação intensa, além de medo de situações cotidianas.
Geralmente, a ansiedade acarreta mil sensações de uma vez, que são seguidas por angústia por coisas que ainda não aconteceram.
Além de vários tratamentos e remédios que ajudam a combater a ansiedade, existem alimentos que ajudam neste processo.
São vários os alimentos que contêm substâncias que possuem como principal função diminuir o estresse e nos proporcionar bem-estar.
Confira alguns dos alimentos que podem ajudar a tranquilizar sua mente.

Frutas cítricas

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A vitamina C presente nas frutas cítricas como laranja e kiwi, ajuda a diminuir a secreção de cortisol, que ocorre a partir de estímulos estressantes e responsável por enviar o estímulo de estresse para todas as partes do corpo.
O consumo da vitamina C, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, aumenta também a sensação de bem-estar no nosso organismo.

Banana

Por aqui já citamos vários benefícios da banana e é claro que ela não ficaria de fora dessa lista.
A banana é uma fruta rica em vitamina B6 e possui alto teor de triptofano, propriedades que aumentam a produção da serotonina, nos oferecendo a sensação de bem-estar.

Carnes e peixes

Da mesma forma que a banana, as carnes e peixes também são ricas em triptofano.
Neste caso, o aminoácido triptofano vem aliado ao magnésio e vitamina B3, aumentando os níveis de produção de serotonina.
As carnes e peixes também aumentam os níveis do GABA, um neurotransmissor usado pelo organismo para controlar a ansiedade fisiologicamente.

Chocolate

Que ele traz felicidade todo mundo sabe!
Mas, brincadeiras a parte, o chocolate possui altos níveis de flavonoides, antioxidante que também favorece a produção da serotonina.
Dê preferência para o chocolate amargo que, além de possuir mais flavonóides, também é menos calórico.

Carboidratos

Por serem derivados de cereais e, geralmente, de frutas adocicadas, os carboidratos, ajudam a elevar o nível de açúcar no sangue, o que gera mais energia e disposição
Arroz, aveia, pão, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas e maçãs são alguns exemplos de carboidratos benéficos para o organismo.

Espinafre

O espinafre é um alimento que possui folato, o ácido fólico que também é uma vitamina antidepressiva natural.
O ácido fólico presente em suas folhas ajuda a eliminar resíduos químicos que são produzidos pelo excesso de trabalho ou de estresse, os principais responsáveis pela ansiedade e depressão.

Biomassa de banana verde

Considerado nosso segundo cérebro, o intestino produz neurotransmissores que ajudam com a melhorar a saúde cerebral e a provocar a sensação de conforto e bem-estar.
Rica em fibras, a biomassa de banana verde aumenta o número de bactérias boas que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ajudar a recuperar a microbiota intestinal e, consequentemente, melhorar o sistema imunológico.

Publicado em 30 abril de 2019