Frutas do verão: Quais são e quais seus benefícios à saúde

Alimentação Saudável

Um dos maiores benefícios de se morar em um país tropical, é o fato de possuir alimentos frescos durante todo do ano!
A cada estação encontramos frutas, verduras e legumes que se desenvolvem com mais facilidade e que acabam sendo vendidos por preços mais em conta do que durante outras épocas. Mas os benefícios de se consumir alimentos da estação vão além de preço.
Para te ajudar, separamos alguns dos principais benefícios das frutas do verão:

Saiba quais são as frutas do verão e seus benefícios para a saúde

● Melancia

Muito saborosa e refrescante, a melancia é uma das frutas do verão com mais água em sua composição. Pode ser consumida em pedaços, sucos, harmonizada com pratos salgados ou em saladas. Além disso, é uma das frutas que mais apresenta benefícios para a saúde.
Ela é fonte de betacaroteno, que quando inserida no nosso organismo, se transforma em vitamina A. Previne problemas oculares, como cegueira noturna ou perda de visão precoce.
Outro benefício da melancia é para os músculos, pois é rica em potássio. Componente essencial para quem deseja contrair músculos praticando exercícios.

frutas do verão
● Ameixa

Muito suculenta e pouco calórica, um dos principais benefícios da ameixa são suas propriedades laxativas, pelo fato de possuir uma grande quantidade de nutrientes e fibras.
Por conta disso, a fruta é uma das maiores estrelas de dietas! Inclusive um estudo realizado pela Universidade de Liverpool provou que o seu consumo diário auxilia na perda de peso. Isso porque suas fibras aumentam o tempo em que o alimento permanece no estômago. Absorve a água e aumenta o bolo alimentar. Isso significa que este processo oferece uma sensação de saciedade por mais tempo no organismo. Isso diminui nossa fome e ingestão de novas calorias.

● Framboesa

Apesar de ser raramente encontrada em forma de fruta, conhecemos seu sabor através de xaropes e doces artificiais. A framboesa faz parte das frutas vermelhas com menor número de carboidratos.
Possui diversas proteínas, vitaminas e minerais, além de possuir antioxidantes naturais que colaboram com a renovação celular.
Para as mulheres, é uma fruta que tem diversos benefícios a oferecer. Sendo eles, o aumento da fertilidade, diminuição do fluxo menstrual e melhoria na qualidade de vida durante uma gestação, diminuindo as sensações de náuseas e mal estar.
Além disso, a framboesa também possui ácido elágico. Um fitonutriente que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo e a fortalecer o organismo, ajudando no combate de células cancerígenas.

● Manga

Ao contrário da maior parte das frutas, a manga é contra indicada para pessoas que desejam emagrecer ou que estejam de dieta. Isso porque é uma fruta altamente calórica, porém não deixa de ser saudável! A manga pode ser uma grande aliada para quem sofre com quedas ou picos de pressão alta. Suas fibras e antioxidantes ajudam a melhorar o funcionamento das artérias. Também possui ação fotoprotetora e ajudar a melhorar a saúde da pele quando exposta ao sol.

● Melão

Conhecido por seu sabor adocicado e suave, o maior dos benefícios do melão se dão por conta do seu alto teor de água. O que ajuda a evitar a desidratação durante os dias de calor intenso do verão.
O melão é uma fruta com poucas calorias e que possui propriedades que ajudam a prevenir desde um resfriado até um possível câncer.
Dentre as doenças que a fruta ajuda a prevenir, encontramos a asma, pois o melão é rico em betacaroteno, um dos antioxidantes que evita a redução do funcionamento do pulmão.

Veja mais dicas de alimentação no verão clicando aqui!

Publicado em 18 fevereiro de 2019