Banana manchada: estragou? Não!

Artigos

Banana Manchada: Saiba o motivo das manchas e seus benefícios

Fruta dos atletas e de quem quer perder peso com saúde, a banana é uma das frutas mais tradicionais do Brasil e que mais possui benefícios para o ser humano em qualquer idade.

Rica em vitamina C, a banana é indicada para ser consumida em qualquer fase da vida, principalmente para crianças e idosos, pelo fato de ser fácil de mastigar e oferecer açúcares naturais.

Versátil, a fruta pode ser consumida tanto em receitas doces ou salgadas, por isso é a queridinha de quem pratica esportes e possui uma dieta regulada.

Seu alto teor de potássio ajuda a combater a pressão alta, tanto que a agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos Estados Unidos autorizou a indústria bananeira a informar a habilidade da fruta na redução da pressão alta e outros problemas, como o enfarte.

Além de poder ser consumida em diversos pratos, ela também pode ser consumida verde o na forma de biomassa e farinha.

Quando verde, a banana é rica em amido tradicional e amido resistente. Quando amadurece, o amido presente na fruta se transforma em açúcar, ou seja, mais de 90% da composição da banana são carboidratos e apesar de ser uma fruta com baixos níveis de proteína e gordura, possui grande quantidade de açúcares que, ao serem somados com sua fibra, geram grande energia ao corpo humano.

Mas e quando ela está com pequenas manchas na casca? Significa que estragou?

Na maioria dos alimentos as manchas escuras poderiam significar podridão, mas não é o caso da banana.

Uma pesquisa realizada por um grupo de universidades do Japão provou que a casca madura da banana possui uma grande quantidade de células imunológicas.

Essas células são os neutrófilos e macrófagos, responsáveis pela produção da TNF (Fator de Necrose Tumoral), a principal substância do combater o câncer.

A TNF é uma substância extremamente importante para a nossa saúde pelo fato de combater as células com anomalias que estão presentes no nosso corpo, como as células cancerígenas.

Por que a casca da banana escurece?

O escurecimento da banana ocorre por um fator unicamente químico.

O que acontece é que, no momento em que as enzimas entram em contato com o tanino, composto da casca da fruta, a casca escurece e passa a impressão de fruta podre ou estragada, mas é importante salientar que a cor da casca não significa nada em relação aos nutrientes e vitaminas da fruta, uma vez que a banana é um alimento que oferece benefícios para a nossa saúde em qualquer estado, seja ela verde, madura ou com manchinhas na casca.

Outra razão para o escurecimento é que, com o tempo de amadurecimento, o conteúdo nutricional da banana se modifica, aumentando os níveis dos antioxidantes que protegem o organismo contra o câncer e doenças cardíacas.
Um outro estudo realizado sobre as bananas, desta vez por pesquisadores suíços, revelou que os altos níveis de antioxidantes presentes na fruta podem ajudar a prevenir o câncer de rim em pessoas do sexo feminino.

Mulheres que costumam ingerir de quatro a seis bananas por semana podem chegar a reduzir até 50% do risco de desenvolver um câncer no rim.

Além do câncer de rim, ingerir fibras através de frutas e legumes também reduz o risco do câncer colorretal.

Publicado em 06 maio de 2019