Você sabia que a banana ajuda a combater o câncer?

Alimentação Saudável, Artigos

Além de auxiliar no combate ao câncer, a banana é uma das únicas frutas que pode ser consumida seja em receitas quentes, frias, doces ou salgadas. Além de tudo isso, apresenta diversos outros benefícios até mesmo antes de estar madura.

Verde, ela é rica em amido tradicional e amido resistente. Ao amadurecer, esse amido se transforma em açúcar, ou seja, mais de 90% da composição da banana são carboidratos. Apesar de ser uma fruta com baixos níveis de proteína e gordura, é rica em açúcares que geram energia ao corpo humano.

Hoje, a banana é uma das frutas mais consumidas no país por seu alto teor de cálcio, potássio e vitamina C. Além de ser extremamente benéfica, é amada por atletas e por quem vive uma rotina de dietas.

câncer

A banana no combate ao câncer

Mas a fruta também tem se mostrado uma grande aliada no combate ao câncer.
Uma pesquisa desenvolvida por japoneses mostrou que bananas com manchas escuras na casca produzem o Fator Necrose Tumoral. Conhecido como TNF, a substância é capaz de combater as células com anomalia.
O TNF é uma proteína anticancerígena tão eficaz quanto o letinan, um imunoestimulante extraído do cogumelo shiitake já conhecido no tratamento da doença.

As manchinhas na casca são pelo fato de que o conteúdo nutricional da banana se modifica. Conforme ela amadurece aumentam os níveis de antioxidantes que protegem o organismo contra o câncer e doenças cardíacas.

Além do estudo realizado pelos japoneses, pesquisadores suíços revelaram que os altos níveis de antioxidantes da fruta podem ajudar a prevenir o câncer de rim em mulheres. Por isso, a dica é ingerir de 4 a 6 bananas por semana. Isso pode reduzir até 50% do risco de desenvolvimento de um câncer no rim.
Ingerir fibras através de frutas e legumes também reduz o risco do câncer colorretal.

Outubro Rosa

Durante o mês de de outubro é realizada da campanha Outubro Rosa. Seu objetivo é a prevenção e luta contra o câncer de mama e colo de útero.
A campanha Outubro Rosa começou em 1990, em Nova Iorque, quando foi realizada a primeira Corrida pela Cura. Esta acontece até hoje anualmente.

De acordo com relatório da OMS, o câncer tirará a vida de mais de 9 milhões de brasileiros até o final de 2018.

Hoje, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar na taxa de mortalidade de mulheres no mundo inteiro e, no Brasil, representa 25%.
A prevenção é a melhor cura, informe-se, faça exames regularmente. Não vamos dar chance para o câncer!

Essa luta é de todos. A TropSabor apoia essa causa!

Publicado em 16 outubro de 2018