Biomassa: o antidepressivo natural

Alimentação Saudável

Conheça mais benefícios da biomassa

Rica em fibras, sais minerais, vitaminas B1 e B6, betacaroteno e vitamina C, a biomassa de banana verde também oferece triptofano para o nosso organismo, substância que possui serotonina em sua composição.

A serotonina o hormônio que aumenta a sensação de bem-estar e conforto no nosso organismo.

Mas você sabia que, além de possuir essas vitaminas, a biomassa de banana verde também possui o amido resistente?

O amido resistente não é digerido pelo nosso organismo e que acaba agindo da mesma maneira que as fibras insolúveis que ingerimos através de diversos alimentos, aumentando o bolo fecal e ajudando na saciedade, o que também é um benefício para quem deseja emagrecer.

Um dos grandes aliados para o bom funcionamento do intestino, o amido resistente trabalha também em benefício ao nosso sistema imunológico, ajudando diretamente no combate de doenças como a depressão, por conta das propriedades que possui.

É importante lembrar que a biomassa de banana verde é um probiótico com propriedades que tornam a sua alimentação mais nutritiva, funcional e oferece hormônios benéficos, mas ela não é um remédio!

Então existe a possibilidade de consumi-la com a alimentação normal do dia a dia, mas realizar o acompanhamento com um profissional é extremamente importante.

Caso sinta os sintomas da doença, não exite em procurar um especialista e realizar um acompanhamento adequado.

Qual a banana ideal para a biomassa?

Para a produção da biomassa, a banana utilizada é a não climatizada.

A climatização é o processo realizado com a banana após ser retirada do pé, uma vez que naturalmente a penca de banana não amadurece por igual, na realidade elas amadurecem uma a uma.

A banana verde para biomassa precisa ser retirada do pé antes de produzir o etileno, o gás responsável pela maturação. Então, por não ser climatizada, não amadurece como as bananas comuns, ou seja, ela não vai ficar amarelinha como a maioria que vemos nas feiras ou supermercados.

Esse tipo de banana é muito difícil de ser encontrada, uma vez que os mercados dão preferência as bananas comuns, já que a verde nem sempre é “compreendida” e muitas pessoas levam para casa achando que ela vai ficar amarela.

Quem quer fazer a biomassa precisa ter conhecimento disso pois, muitas vezes, podem estar sendo enganadas pensando que estão consumindo todos os benefícios que a biomassa oferece, porém não estão por conta da escolha errada da banana.

Como fazer a biomassa?

Para fazer a biomassa, comece cortando 3 bananas verdes do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura. Lave-as e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobrir as 3. Quando a panela atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.

Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, ao abrir a panela de cuidadosamente, retire as bananas abra-as com a ajuda de uma faca.

Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse etc.

Publicado em 06 maio de 2019