Biomassa de banana verde: A solução para o intestino preso

Alimentação Saudável

Que a banana é uma fruta que faz bem à nossa saúde em suas diversas formas já falamos aqui no blog por diversas vezes. Mas ela também é uma ótima aliada para o intestino.

Você sabia que a banana verde tem diversos benefícios para o nosso intestino?

A banana verde é um alimento probiótico e rico em fibras. Quando fermentam no interior do nosso organismo, aumentam o número de bactérias boas que ajudam no bom funcionamento do intestino.

O seu consumo pode ser feito de diversas maneiras, mas a mais conhecida é a biomassa ou polpa cozida.
Além da polpa e da biomassa, também existe a farinha de banana verde, que não contem glúten. A partir dela, é possível fazer bolos e pães. Pode até mesmo substituir a farinha de trigo, para quem possui algum tipo de intolerância.

A biomassa possui um tipo de amido que não é digerido pelo nosso organismo, também conhecido como o amido resistente. Ele acaba agindo da mesma maneira que as fibras insolúveis que ingerimos através de diversos alimentos. Isso aumenta o bolo fecal e ainda ajuda na saciedade, o que também é um benefício para quem deseja emagrecer.

intestino

Como fazer a biomassa?

● Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão. Enxágue bem;

● Coloque água para ferver em uma panela de pressão. Assim que começar a fervura, adicione as bananas com casca, verificando se todas estão cobertas com a água, tampe a panela e assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo;

● Desligue o fogo, deixe a banana cozinhando por aproximadamente mais 10 minutos sem retirar a pressão;

● Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo.
● Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;

● Vá aos poucos removendo a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;

● Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador e processe até obter uma pasta bem espessa.

Caso você não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em recipiente de vidro com tampa. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

A TropSabor recomenda que, caso você perceba o mal funcionamento do intestino e algum outro sintoma, antes de começar a ingerir a biomassa procure um médico ou especialista para saber melhor do que se trata.

Cuide-se, saúde sempre em primeiro lugar!

Publicado em 19 novembro de 2018